Glossário de Aprendizagem Online
O objetivo deste Glossário é apresentar definições de termos usualmente utilizados no âmbito da formação a distância e e-learning. A estrutura do glossário é dinâmica, podendo haver atualizações de definições sempre que se justifique, assim como inserção de novos termos.
~ A ~
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
Um ambiente que utiliza tecnologia educativa e pode ser utilizado para apoiar uma série de contextos de aprendizagem, desde o apoio à sala de aula tradicional até à aprendizagem a distância e online, através da Internet.
~ B ~
Benchmarking
Um standard usado para comparar uma instituição com outras, ou com critérios predefinidos, no sentido de ajudar a identificar pontos fortes, pontos fracos e áreas a melhorar.
~ C ~
Construtivismo
Baseia-se na natureza construtiva da criação de conhecimento no contexto de uma situação de aprendizagem. O construtivismo assenta numa abordagem ao ensino que parte do princípio que a aprendizagem é uma mudança de significado construída a partir da experiência do aprendente. Processo em que os indivíduos constroem novas ideias com base no conhecimento anterior.
~ D ~
Desenho Instrucional (Instructional Design)
Desenvolvimento sistemático de especificações instrucionais, utilizando as teorias instrucionais e da aprendizagem para garantir a qualidade da instrução. É todo o processo de análise das necessidades e objetivos da aprendizagem e o desenvolvimento de um sistema de distribuição que satisfaça essas necessidades. Inclui o desenvolvimento de materiais e atividades instrucionais bem como a experimentação e a avaliação de todas as atividades instrucionais e do aprendente (Berger e Kam).
~ E ~
E-book
Um e-book é a edição electrónica de um livro. É tipicamente construído em hipertexto e camadas textuais, contendo diferentes tipos de ajudas visuais e boas funcionalidades de pesquisa. Os e-books são um produto emergente.
E-Learning
Forma flexível de aprendizagem a distância, estruturada por uma organização educativa, que utiliza tecnologias e pedagogias diversificadas, destinado a formandos/alunos geograficamente dispersos que se encontram a uma certa distância da organização educativa/formativa, e que usa mecanismos online para a comunicação educativa e interação pedagógica, emocional e social. [termo em discussão na comunidade de prática Panorama e-Learning].
Ensino a Distância
Situação educativa em que o professor/formador/tutor e os estudantes estão separados no tempo, espaço, ou em ambos. Os cursos são distribuídos através de meios de ensino síncronos ou assíncronos, incluindo a correspondência escrita, textos, cassetes audio/vídeo, CD-ROM, aprendizagem online, áudio e videoconferência, etc. O ensino a distância não exclui a utilização da sala de aula tradicional.A definição de ensino a distância é mais vasta que a de e-learning.
Ensino aberto e a distância -EAD (Open and Distance Learning – ODL)
Combina as propriedades do ensino aberto e flexível com as do ensino a distância.
~ F ~
Fóruns de discussão
Local da web ou da plataforma de aprendizagem que permite a troca de informações e a interação de modo assíncrono entre os utilizadores.
~ H ~
HTML (HyperText Markup Language)
Linguagem de programação muito vulgar na internet. Permite que as páginas sejam lidas pelos browsers e que o utilizador aceda a documentos multimédia.
~ I ~
Inclusão digital (E-Inclusion)
Superação da infoexclusão através da utilização de sistemas desenvolvidos para minimizar os riscos de “exclusão electrónica”.
Internet
Sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos-padrão da internet (TCP/IP) para servir vários milhares de milhões de utilizadores no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que inclui milhões de empresas privadas, públicas, académicas e governamentais, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrónica.
~ M ~
Mobile-Learning (m-Learning / Aprendizagem Móvel)
Aprendizagem realizada através de dispositivos móveis sem fios, como smartphones, e tablets.
Multimédia
Tecnologias da aprendizagem que integram os diferentes tipos de media (áudio, vídeo, animação, texto, gráficos, etc.) num pacote a que os utilizadores podem aceder ou controlar através do computador ou dispositivo móvel.
~ O ~
Objetivo de aprendizagem
Uma descrição clara e mensurável da aprendizagem em termos de conhecimentos, competências ou desempenhos que se espera de um aprendente, e que pode observar-se após a aprendizagem ter tido lugar, no sentido de a considerar bem sucedida. Os objetivos de aprendizagem são a tradução pedagógica das competências pré-sinalizadas e devem ser definidos na perspetiva dos formandos, centrados nos resultados a alcançar com a aprendizagem.
~ P ~
Portal de aprendizagem (Learning Portal)
Qualquer site que oferece aos aprendentes ou às instituições acesso consolidado a recursos para a aprendizagem e para a formação provenientes de diversas fontes. Os operadores de portais de aprendizagem são também designados como agregadores de conteúdos (content aggregators), distribuidores ou hosts.
~ Q ~
Qualidade
Define-se como a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que influenciam a sua capacidade de satisfazer necessidades e expectativas explícitas ou implícitas (ISO 9001:2008).
~ S ~
Sistema de Gestão da Aprendizagem (Learning Management Systems – LMS)
Noção em sentido lato utilizada para um vasto lequede sistemas que organizam e permitem o acesso a serviços de aprendizagem online para aprendentes, professors/formadore, e administradores. Estes serviços incluem geralmente o controlo do acesso, a disponibilização de conteúdos de aprendizagem, ferramentas de comunicação e organização dos grupos de utilizadores.Outro termo frequentemente utilizado como sinónimo de LMS é plataforma de aprendizagem.
Sistemas de gestão de conteúdos (CMS – Content Management Systems)
Aplicações informáticas que facilitam o processo de desenho, testagem, aprovação e publicação de conteúdos em páginas web.
Sistema de gestão de conteúdos de aprendizagem (Learning Content Management System – LCMS)
Ambiente no qual os concetores podem criar, armazenar, reutilizar, gerir e fornecer conteúdos de aprendizagem a partir de um repositório central de objetos, geralmente uma base de dados. Os LCMS trabalham habitualmente com conteúdos baseados em modelos de objeto de aprendizagem. Estes sistemas possuem, em geral, boas capacidades de pesquisa, permitindo aos concetores encotrar rapidamente o texto ou media necessários para construir conteúdos de formação. Os sistemas de de gestão de conteúdos de aprendizagem esforçam-se por alcançar uma separação entre os conteúdos (frequentemente etiquetados em XML) e a sua apresnetação. Isto permite a muitos LCMS divulgarem um vasto leque de formatos, plataformas ou dispositivos como a impressão, as web e mesmo so dispositivos de informação sem fios, todos a partir do mesmo material de origem (Hall, 2001).
Site (website)
Sistema integrado de páginas e hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP alojadas num servidor e disponíveis na internet.
~ T ~
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Tecnologias que permitem o armazenamento, processamento e apresentação da informação através de diversos media. O conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos.
~ U ~
Universidade virtual
Uma universidade que tem todas as suas funcionalidades educativas na Internet.
~ X ~
XML (Extensible Markup Language)
A linguagem de codificação de páginas web de última geração, que permite aos concetores de sites programar os seus próprios comandos markup, que podem depois ser usados como se fossem comandos HTML standard.